Brasileiro quer Lula preso e Temer processado; reprovação do presidente é recorde, mas ele tem uma boa notícia

Apesar da reprovação a Temer chegar a 73%, cresce o apoio pela sua permanência no cargo, aponta pesquisa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2) pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que a maioria da população brasileira defende a prisão do ex-presidente Lula e o prosseguimento da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra Michel Temer.  O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades, nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dos entrevistados,  54% avaliam que os fatos revelados pela Lava Jato são suficientes para justificar a prisão do petista. 40%; por outro lado, afirmam não haver motivos para a detenção do ex-presidente, enquanto 5% não opinaram.

O apoio à prisão de Lula cresce à medida que aumenta o grau de instrução (69% entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamental) e a renda familiar mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre) do entrevistado. O apoio também é maior nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) que na Nordeste (34%). Contudo, predomina em todos os grupos a opinião de que o petista não será preso ao fim das investigações (66% no total).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

89% a favor da denúncia contra Temer e aprovação de 5%

Já no caso do prosseguimento da denúncia contra Temer, 89% são favoráveis a que a Câmara autorize a abertura de processo contra ele por organização criminosa e obstrução de justiça, enquanto apenas 7% são contra. 

O Datafolha também fez uma pesquisa sobre a popularidade do presidente. A gestão Temer atingiu a maior reprovação já registrada pelo Datafolha desde o início da redemocratização no país. Consideram o governo Temer ruim ou péssimo 73% dos brasileiros. Com isso, o presidente superou a pior taxa de Dilma Rousseff (PT), 71% em agosto de 2015. Apenas 5% avaliam o governo como ótimo e bom. Os que consideram o governo regular somam 20%, enquanto 2% não sabe/não opinou. 

Contudo, aponta a pesquisa, apesar dos péssimos números, há também algum alívio para o governo, aponta a Folha. Percebe-se um recuo no grupo que pede a saída de Temer da Presidência. Ainda que majoritário, caiu de 65%, em junho, para 59%. Já os que defendem sua permanência passaram de 30% para 37%. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.