Desaprovação de Lula cai e de Moro sobe, aponta pesquisa Ipsos; Bolsonaro sofre dois reveses

 A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 14 de setembro - ou seja, captou o efeito do depoimento de Palocci sobre o ex-presidente

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A pesquisa mensal de credibilidade realizada pelo Instituto Ipsos, divulgada no último domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostrou uma queda do índice de desaprovação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro quando comparado ao mês anterior. A parcela da população que não concorda com a atuação do petista teve queda de 66% para 59%, enquanto a parcela da sociedade que o aprova subiu de 32% para 40%, a maior em dois anos de levantamento – apenas 1% não soube opinar.

Já o juiz federal Sérgio Moro alcançou uma taxa de desaprovação de 45%, recorde desde setembro de 2015 e com uma alta de 8 pontos percentuais em relação ao mês de agosto. A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 14 de setembro. Ou seja, captaram o efeito do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, que afirmou a Moro que Lula fez um “pacto de sangue” com a Odebrecht por propinas e que a empresa colocou à disposição do PT, no fim de seu mandato, um total de R$ 300 milhões.

O deputado Jair Bolsonaro, por sua vez, teve dois reveses na pesquisa. De um mês para outro, o total de entrevistados que o rejeita subiu de 56% para 63%, recorde em dois anos, enquanto a parcela que aprova sua atuação caiu de 21% para 19%, ainda que dentro da margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, Danilo Cersosimo, um dos responsáveis pela pesquisa Ipsos, afirmou que Lula talvez tenha alcançado seu maior patamar. “Dificilmente ele passará disso. A rejeição a seu nome é ainda muito grande, difícil de reverter”, afirmou.

Já entre os tucanos, o prefeito de São Paulo, João Doria, é o que tem os melhores índices, apesar do aumento da rejeição.  Doria viu sua taxa de reprovação passar de 52% para 58% (um ponto abaixo de Lula) e sua aprovação registrar baixa de 19% para 16% – menos da metade de Lula. Ele está, contudo, três pontos acima do índice positivo do governador Geraldo Alckmin, com quem disputa a indicação do PSDB para a eleição de 2018. Os números do governador paulista oscilaram para baixo. Seu índice de desaprovação passou de 73% para 75% e de aprovação, de 14% para 13%.

A pesquisa Ipsos também mostrou a percepção em relação ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), que também pode disputar a eleição de 2018. Ele possui desaprovação alta, de 66%, e taxa de aprovação baixíssima, de 3% – índice que pode ser explicado pelo desconhecimento de seu nome. Já o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que é visto como um plano B caso Lula não possa concorrer, alcançou seus piores índices em dois anos. “A pesquisa mostra uma rejeição alta (57%) e comprova que essa desaprovação cai na medida em que seu nome fica mais conhecido. Isso quer dizer que Lula não repassa seu capital político para Haddad”, explicou Cersosimo ao jornal. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.