Tucanos constrangem governo com pedidos para ouvir Meirelles, Geddel e amigo de Temer em CPI da JBS

Nomes como os do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) e do coronel reformado João Batista Lima Filho estão entre os lembrados

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de contar com a maioria dos membros na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da JBS, o governo pode enfrentar dificuldades inesperadas com fogo amigo no colegiado. Deputados do PSDB têm apresentado requerimentos constrangedores a figuras próximas ao presidente Michel Temer.

Nomes como os do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) e do coronel reformado João Batista Lima Filho estão entre os lembrados por parlamentares tucanos e que podem acabar convidados a comparecer a uma sessão.

A preocupação maior fica com o ex-ministro, que pode fechar um acordo de delação premiada com os investigadores. A combinação entre a proximidade mantida por Geddel com o presidente e seu temperamento instável pode trazer grandes problemas ao governo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Também estão pendentes para análise dos parlamentares quatro requerimentos de convocação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, à comissão. Um dos pedidos foi feito pelo tucano João Gualberto (BA).

Nem mesmo o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, escapou. Ainda não foi deliberado o requerimento, feito pelo deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Outros nomes levantados pelos parlamentares foram dos irmãos Joesley e Wesley Batista, do ex-procurador-geral Rodrigo Janot, do ex-procurador Marcelo Miller e do ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.