Mesmo após Lava Jato, 58% dos brasileiros são contra privatização da Petrobras

Pesquisa realizada pelo DataPoder360 também mostrou que maioria também não apoia venda de Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A revelação de um grande escândalo de corrupção envolvendo operações da Petrobras pela Lava Jato não alterou a preferência dos brasileiros pela continuidade da companhia sob controle do governo. Segundo pesquisa realizada pelo DataPoder360, 58% dos brasileiros acima de 16 anos são contra a venda da estatal, ao passo que apenas 22% se dizem favoráveis à privatização. Outros 20% não souberam ou não quiseram responder.

Os entrevistados também foram questionados se concordam ou não com o fato de o governo continuar dono de empresas como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 46% dos entrevistados responderam afirmativamente, enquanto 19% acreditam ser melhor vender todas ou parte dessas estatais. 35% não souberam ou não responderam.

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a reforma da Previdência. 67% dos eleitores ouvidos manifestaram-se contrariamente à fixação de uma idade mínima para aposentadorias, em 65 anos — um dos pilares da atual proposta do governo. 22% dos entrevistados, por sua vez, disseram favoráveis à medida, enquanto 11% não se manifestaram.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi realizada por telefone entre 12 e 14 de agosto e contou com 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem máxima de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.