Juiz suspende entrega de título de doutor honoris causa a Lula

Juiz alegou "desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Justiça Federal da Bahia suspendeu nesta quinta-feira (17) e entrega de título de doutor honoris causa que seria entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). O petista está atualmente em uma “caravana” pelo nordeste.

A decisão é do juiz da 10ª Vara Federal Civil da Bahia, Evandro Reis, que diz haver “desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa, pois outorgado às vésperas de o laureado empreender caravana pelo Nordeste”.

Segundo ele, a homenagem “vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento que ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado ‘Brasil em Movimento'”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A decisão ocorreu após o vereador Alexandre Aleluia (DEM) protocolar uma ação afirmando que a universidade está fazendo “campanha antecipada”, além de justificar que o título não poderia ser dado a Lula porque ele foi condenado pela Justiça Federal por corrupção. O juiz pediu que a Polícia Federal esteja presente no evento amanhã para garantir o cumprimento da decisão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.