Voltando às origens: PMDB encaminha ao TSE alteração do nome do partido

Mudança estará em pauta na convenção nacional da legenda em 27 de setembro

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Com objetivo de dar uma cara nova para o partido nas eleições de 2018, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) pretende mudar o nome da sigla ainda este ano, revelou Romero Jucá nesta quarta-feira (16). Segundo o presidente nacional do partido, os líderes decidiram voltar às origens e rebatizar a sigla de MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

“Estamos iniciando o processo de discussão da marca, do antigo nome. Na verdade quero aqui rebater as críticas de que o PMDB estaria mudando de nome para se esconder [dos escândalos envolvendo Michel Temer]. Não é verdade. Estamos resgatando a nossa memória histórica e retirando o último resquício da ditadura dentro do PMDB. Esse “P” foi uma determinação do regime militar para se colocar antes do Movimento. Existia MDB e Arena, MDB virou PMDB e Arena virou PDS”.

A alteração será votada na convenção nacional da legenda, em 27 de setembro, mas o partido já encaminhou para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a mudança do nome antes mesmo da aprovação da cúpula nacional.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Jucá, não se trata apenas de uma mudança de nome, mas também de postura partidária para ganhar as ruas: “movimento é mais forte, a gente quer realmente ganhar as ruas, com uma nova programação, bandeiras nacionais regionais. Queremos ser muito mais do que um partido, queremos ser uma força política”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.