Mais populares nas redes, Doria e Bolsonaro disputam hegemonia do Facebook

Estudo feito pela consultoria Bites avalia atuação dos principais candidatos à presidência nas redes sociais

Marcos Mortari

Publicidade

* ERRATA: Diferentemente do que previamente constava na matéria, a soma de fãs e seguidores do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) é de 1,28 milhão, conforme aponta a própria pesquisa Bites, e como estava descrito na tabela.

SÃO PAULO – Dois nomes cotados para preencher o espaço da direita nas próximas eleições presidenciais, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disputam a liderança de engajamento nas redes sociais entre os nove nomes avaliados para o pleito. Além dos mais elevados indicativos de interação com o público nas redes ante seus adversários, a dupla hoje conta com mais fãs e seguidores no acumulado de cinco dos mais populares canais do que o candidato mais bem colocado nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um levantamento feito pela consultoria Bites mostra que o líder petista não repete a boa performance das pesquisas eleitorais nas redes sociais. Considerando-se o Indicador de Alcance Social (IAS), criado pelos pesquisadores da agência para medir o volume de fãs e seguidores de marcas ou pessoas em cinco redes sociais, o líder petista apresenta índice acumulado de 3 milhões entre Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Google Mais. O desempenho é superado com folga por Bolsonaro, com 5,1 milhões de seguidores nessas redes. Contam os pesquisadores que liderança nessa métrica mostra o interesse da opinião pública digital m torno dos candidatos ao Palácio do Planalto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Atrás do parlamentar, também superando o desempenho de Lula, aparecem a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 4,1 milhões de fãs e seguidores, e Doria, com 3,2 milhões. Atrás do ex-presidente, estão o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (1,7 milhão), os senadores Álvaro Dias (PODE-PR, 1,29 milhão) e Ronaldo Caiado (DEM-GO, 1,28 milhão), o ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE, 283 mil) e o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ, 85 mil).

A tabela abaixo mostra o desempenho de cada um dos candidatos a partir do IAS:

CANDIDATO PARTIDO ÍNDICE (em milhões de fãs e seguidores)
Jair Bolsonaro PSC 5,10
Marina Silva REDE 4,10
João Doria PSDB 3,20
Lula PT 3,00
Geraldo Alckmin PSDB 1,70
Álvaro Dias PODE 1,29
Ronaldo Caiado DEM 1,28
Ciro Gomes PDT 0,283
Rodrigo Maia DEM 0,085

O cenário apresenta algumas mudanças quando se adota como métrica a taxa de engajamento no Facebook. Levando-se em consideração a soma de compartilhamentos, comentários, curtidas e reações das últimas 50 publicações ocorridas na página oficial dos candidatos até as 18h da última segunda-feira (24), o prefeito de São Paulo lidera o ranking, acompanhado de perto o deputado federal do PSC.

Continua depois da publicidade

É o que mostra a tabela abaixo:

CANDIDATO PARTIDO INTERAÇÕES (em milhões)
João Doria PSDB 2,09
Jair Bolsonaro PSC 2,06
Lula PT 0,862
Ronaldo Caiado DEM 0,464
Álvaro Dias PODE 0,312
Marina Silva REDE 0,188
Geraldo Alckmin PSDB 0,091
Ciro Gomes PDT 0,076
Rodrigo Maia DEM 0,059

Nos casos de Doria e Bolsonaro, as publicações com maior reverberação no Facebook foram relacionadas à condenação do ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato. Ambos fizeram postagens em 12 de julho parabenizando o juiz federal Sérgio Moro. Essas publicações foram as duas que contaram com maior engajamento dentro do universo de 450 posts observados pela Bites no estudo (50 de cada um dos nove possíveis candidatos). Do lado do prefeito, a publicação gerou 335.032 registros de interação até a conclusão do levantamento, enquanto a postagem do deputado federal rendeu 304.949 registros de interação na rede social.

A situação evidencia uma semelhança nas estratégias políticas adotadas pelos dois possíveis candidatos. A ideia de agredir o ex-presidente Lula, polarizando com ele a disputa política, pode render apoio de parcela importante do eleitorado, sobretudo para candidatos que tentam conquistar a simpatia no campo da direita. Embora lidere as pesquisas de intenção de voto, o petista também tem os mais elevados índices de rejeição.

É possível que se observe futuramente um escancaramento na disputa entre Doria e Bolsonaro pelo eleitor da direita e a condição de antítese a Lula. Quem sair vitorioso dessa batalha pode ganhar fôlego na corrida eleitoral.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.