Eike já produziu anexos de proposta de delação que implicam Lula, Cabral e Mantega, diz jornal

Proposta de delação será entregue ao MP do Rio; defesa de Eike está agora colhendo anexos de executivos e ex-executivos da EBX, que podem corroborar declarações

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O empresário Eike Batista e seus advogados já produziram ao menos oito anexos da sua proposta de delação premiada que será entregue ao MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro, de acordo com fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o Estadão, neste momento, os principais nomes citados na colaboração são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

A defesa de Eike está agora colhendo anexos de executivos e ex-executivos das empresas do grupo EBX, que podem corroborar as suas declarações, diz o jornal. A reportagem diz que, neste momento, há cinco executivos colaborando. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o jornal, Eike deve detalhar o lobby que teria sido feito por Lula em favor das empresas do grupo X. Porém, ele vai ponderar que o ex-presidente nunca fez nenhum pedido formal para que contribuísse nas campanhas eleitorais. Já no anexo que envolverá Mantega, ele pretende detalhar pedido do então ministro da Fazenda para que fizesse um pagamento de R$ 5 milhões, no interesse do PT. O empresário já prestou depoimento em 2016 à força-tarefa da Lava Jato sobre o tema. 
Já Cabral teria cobrado propina de ao menos duas empresas de Eike, a OGX (atual OGPar) e a OSX. 

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.