Aliados de Michel Temer não declaram apoio contra denúncia de Janot, diz jornal

Segundo o jornal O Globo, que procurou os 66 deputados titulares do colegiado, apenas quatro se dispuseram a defender abertamente a rejeição da denúncia

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Embora conte com uma base teórica majoritária no parlamento e tenha se esforçado em dar ares de normalidade à vida política do país após o baque das delações de executivos da JBS, o presidente Michel Temer não conta hoje com o compromisso de deputados membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania de derrubarem a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot junto ao Supremo Tribunal Federal na última segunda-feira.

Segundo o jornal O Globo, que procurou os 66 deputados titulares do colegiado, apenas quatro se dispuseram a defender abertamente a rejeição da denúncia. No sentido oposto, a oposição já conta com 13 votos favoráveis à abertura da investigação. A grande maioria dos ouvidos não respondeu ou se mostrou indecisa no momento. Outros 14 parlamentares não foram encontrados pela reportagem.

Nem mesmo deputados peemedebistas quiseram sair em defesa do presidente. Na bancada, apenas um parlamentar — Alceu Moreira (RS) — confirmou que votaria contra a denúncia apresentada por Rodrigo Janot.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os 13 parlamentares favoráveis à autorização para que o STF processe Temer por crime de corrupção passiva, um deputado é de partido da base: Fábio Souza (PSDB-GO).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.