OAB protocola pedido de impeachment contra Temer e pede afastamento por 8 anos

De acordo com a entidade, presidente cometeu dois crimes de responsabilidade em virtude da conversa gravada com Joesley Batista.

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Confirmando a expectativa, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou nesta quinta-feira (25) o pedido de impeachment contra Michel Temer. Segundo o documento, que pede o afastamento por oito anos, o presidente teria cometido dois crimes de responsabilidade em virtude da conversa gravada com o dono da JBS, Joesley Batista.

De acordo com Claudio Lamachia, presidente da entidade, Temer omitiu às autoridades a compra de juízes e de um procurador que participava das investigações contra a JBS, assim como não procedeu de modo compatível com o seu cargo, já que recebeu Batista fora da agenda pública para tratar de assuntos de interesse da empresa investigada.

“Ao se omitir de prestar informações, as quais chegaram a seu conhecimento pelo cargo que exercia, o excelentíssimo senhor Presidente da República do Brasil teria incidido em ato ilegal, vez que, como servidor público, exigi-se-lhe conduta condizente com os princípios que regem a administração”, destaca o documento. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Tal fato demonstra, apesar de ressalvadas as cautelas necessárias acerca de juízos definitivos quando da fase inquisitorial, ato de incontestável gravidade, incompatível com os deveres constitucionais da Administração Pública. A gravidade do ato o macula com peculiaridade ímpar, de modo a caracterizar o delito funcional em seu mais elevado patamar político”, descreve o pedido de impeachment, que ainda precisa do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para prosseguir.

Clique aqui para ver a íntegra do documento

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.