“O povo merece ter voz”: editorial do jornal The Guardian pede por eleições diretas no Brasil

"Os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela", diz o texto

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mais um veículo da imprensa estrangeira decidiu se posicionar sobre o que está acontecendo no Brasil: o jornal britânico The Guardian. Em editorial publicado na terça-feira (23) sob o título “O povo merece ter voz”, a publicação defende a saída do presidente Michel Temer e que ocorra uma nova eleição direta no País.

O texto reforça que as chances do peemedebista seguir no cargo são baixas diante do escândalo com a delação dos donos da JBS, do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a possibilidade de parlamentares convencerem o presidente a renunciar.

Porém, mesmo com a renúncia de Temer, o The Guardian afirma que não deveria ficar nas mãos de políticos investigados a escolha do novo presidente. Segundo o texto, se tivermos eleições indiretas, o povo brasileiro pode entrar em uma apatia, ou fazer com que a população se volte, no longo prazo, para figuras autoritárias, como Jair Bolsonaro, por sua imagem de “anti-político”.

Continua depois da publicidade

E no fim, o editorial ainda reforça: “os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.