Com Temer no governo, risco de rebaixamento de rating não é desprezível, diz consultoria

"Quer pela falta de capacidade política de Temer, quer porque o Congresso resistirá em votar temas mais polêmicos, como a Reforma da Previdência Social"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Standard & Poor’s colocou na segunda-feira, 22, o rating BB do Brasil em revisão para possível rebaixamento. Em comunicado, a agência afirma que a dinâmica política no Brasil piorou após recentes denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer em meio às investigações da Lava Jato. 

O ministério da Fazenda comentou a decisão da S&P e afirmou que ela  reflete o “aumento da incerteza relacionada aos eventos políticos recentes”.  A pasta destaca, porém, que segue comprometida com a recuperação da economia brasileira por meio de reformas estruturais. Neste cenário, os governistas tentam mostrar e prosseguir com a agenda de reformas. 

O relator da reforma trabalhista nas comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais do Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), apresentará seu parecer na CAE na terça-feira, buscando retomar o cronograma anunciado na semana passada antes da crise política. Já o  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a votação em plenário da reforma da Previdência deve começar entre os dias 5 e 12 de junho. “Entre o dia 5 de junho e dia 12 vamos começar o debate e votação da reforma da Previdência”, disse a jornalistas. “Nós temos um compromisso com a recuperação econômica.”

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, na avaliação da LCA Consultores, enquanto Temer continuar no governo essa crise não refluirá e a agenda fiscal ficará paralisada, “quer pela falta de capacidade política de Temer, quer porque o Congresso resistirá em votar temas mais polêmicos, como a Reforma da Previdência Social”. Assim, o risco de rebaixamento de nosso rating não é desprezível, destaca a LCA. 

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.