Saída de Temer não é o melhor para a economia, avalia GO Associados

"O melhor cenário é um processo estável, obviamente com a continuidade das investigações necessárias", completou Gesner

Estadão Conteúdo

Publicidade

O economista e sócio da GO Associados Gesner Oliveira afirmou que, na visão da consultoria, o melhor cenário para a economia brasileira não é a saída do presidente Michel Temer do poder. A declaração foi dada em conferência online da GO para analisar as perspectivas econômicas e políticas após a delação do dono da JBS, Joesley Batista, atingir o presidente. “O melhor cenário é um processo estável, obviamente com a continuidade das investigações necessárias”, completou Gesner.

Na opinião do economista, o áudio da conversa entre Joesley e Temer foi inconclusivo e mostrou “distorção brutal” entre a notícia antes da divulgação da gravação e seu conteúdo em si. A informação inicial divulgada pelo jornal “O Globo” era de que o presidente teria dado aval para a compra de silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. “Foi uma situação similar a da Operação Carne Fraca, em que havia verdades, mas a divulgação foi desproporcional aos acontecimentos.”

A consultoria agora trabalha com dois cenários para os indicadores econômicos: o primeiro considera que a instabilidade política vai se dissolver de maneira razoavelmente rápida, dando continuidade à política econômica e às reformas em curso; o outro, mais pessimista, espera que a indefinição vai se prolongar até o final deste ano, com piora da confiança e dos ativos brasileiros em decorrência disso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O economista Luiz Castelli, também da GO, explicou que fez um exercício do “pior cenário” com o Risco País alcançando o mesmo patamar do auge da crise do governo Dilma. Assim, o dólar poderia chegar a R$ 3,66 no final do ano. A Bolsa poderia cair a 48 mil pontos.

No cenário extremo, a queda do juro terminaria no nível de 10% no fim de 2017, ante 8,5%, e, neste mês, o Copom optaria por um corte de 0,50 ponto porcentual. A atividade também seria prejudicada pela piora na confiança e o recuo menor da Selic. Em 2017, há possibilidade de continuidade da recessão, com nova retração do PIB, que pode ficar entre 1% e 1,5%. A GO também vê reflexos para 2018, com o PIB ficando estável ante previsão de crescimento de 2,5%.

Futuro de Temer

Continua depois da publicidade

Do ponto de vista jurídico, a GO avalia que, com os fatos conhecidos até o momento, a saída de Temer do cargo não se justificaria, segundo o sócio executivo da área jurídica da consultoria, Fernando Marcato.

Em sua análise, Temer poderia ser investigado por crime comum, de prevaricação e obstrução de Justiça pelo STF. Há também a possibilidade de inclusão da delação da JBS no processo de cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral. “Mas nós acreditamos que nem TSE nem o STF vão interferir no processo de retirada do presidente.”

Marcato diz que a delação da JBS, em princípio, não está relacionada com o objeto da ação no TSE, que investiga o abuso de poder econômico nas eleições de 2014. Já, no STF, o áudio da conversa entre Temer e Joesley é insuficiente para provar crimes e, então, precisariam de muitas outras provas.

Outra possibilidade seria o enquadramento de Temer em crime de responsabilidade, dentro da lei do impeachment. “O que seria um processo mais político, que dependeria mais do Congresso, e não precisaria de tantas provas.”

Sobre a JBS, a operação no mercado de câmbio com informação privilegiada deve ser alvo de processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse Marcato. “De fato, pode configurar crime.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.