Número de deputados contra reforma da previdência sobe, mostra Placar do Estadão; 60% são da base aliada

O receio de deputados é de impopularidade junto a eleitores

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O “Placar da Previdência” lançado na tarde da última pelo jornal O Estado de S. Paulo assustou o mercado na véspera, fazendo com que o Ibovespa fechasse em queda superior a 1,5% e o dólar subisse. 

No lançamento do placar, foi divulgado que 240 deputados são contra mesmo uma reforma branda da Previdência, enquanto apenas 95 se declaram a favor; destes, apenas 11 apoiam
integralmente o texto apresentado por governo. Hoje de manhã, o placar contra a reforma se ampliou, para 251 deputados. 

E, conforme aponta levantamento feito pelo Estadão, 60% dos contrários integram a base aliada do presidente Temer na Câmara dos Deputados. Os partidos da oposição compõem cerca de 40% dos votos contrários. O receio é de impopularidade junto a eleitores. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No PMDB, partido de Temer, 16 dos 64 deputados afirmaram que votarão “não” ao projeto. No PSDB, 18 de 47 se manifestaram contra. Dentro do PP, partido que tem o Ministério da Saúde, dez dos 47 parlamentares são contra a matéria. O PSB, por sua vez, apesar de ter o Ministério de Minas e Energia, tem 20 deputados da sua bancada de 35 parlamentares declarando voto contrário ao projeto. 

A oposição, por sua vez, vota praticamente fechada contra a proposta. No PT, dos 58 integrantes, 54 (93%) disseram que votarão “NÃO”. Os quatro restantes não foram localizados pelo jornal. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.