Momento decisivo do mercado hoje: “teste” de Trump no Congresso já tem hora para acontecer

Após ser adiado na véspera, votação do plano de Trump para reforma da saúde foi confirmado para esta tarde

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, confirmou nesta sexta-feira (24) que a Câmara dos Deputados deve votar o projeto crucial de reforma da saúde nos Estados Unidos às 16h30 (horário de Brasília). Spicer disse em sua coletiva que o presidente Donald Trump “deixou tudo no campo quando se trata deste projeto de lei”.

O porta-voz da Casa Branca fez as declarações momentos após a visita do presidente da Câmara, Paul Ryan, em meio às especulações de que os republicanos não conseguiram reunir os 215 votos que precisam para aprovar o projeto. Pelo menos 32 republicanos disseram que vão votar “não”, ou estão inclinados a votar desta forma, segundo informações da rede NBC News, mas as negociações continuam.

Em meio ao recuo de republicanos conservadores e moderados, Trump exigiu que a Câmara votasse a lei ainda nesta sexta-feira. Este tem sido o evento que está guiando o mercado nos EUA desde o início da semana e após o adiamento na véspera, todas as expectativas ficaram para hoje. No Brasil, o dólar tem sido o maior impactado por este impasse. Bovespa e Wall Street fecham às 17h e não se sabe se haverá uma decisão da votação até esta hora.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Questionado por um repórter se o presidente estaria confortável caso o Obamacare continue no caso do projeto dos republicanos não passar, Spicer foi enfático: “não, ele não está”. “Ele deixou claro que este é o nosso momento, é nossa oportunidade de fazer isto, mas agora cabe aos congressistas tomar essa decisão se querem ou não fazer parte desse esforço para revogar o Obamacare”, disse Spicer.

Este está sendo considerado o primeiro grande teste de Trump desde que assumiu, já que mostrará seu poder no Congresso para aprovar as medidas que anunciou durante sua campanha. Caso perca a votação, o presidente deverá ter bastante dificuldade para manter suas propostas originais em outras áreas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.