Assista a íntegra do depoimento de Lula à Operação Lava Jato

Entre os principais momentos do depoimento, Lula afirmou que, há dois anos, tem sido "vítima de um massacre"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento à Justiça Federal de Brasília na manhã desta terça-feira (14), na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. O petista é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas.

Todos são acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato.

Entre os principais momentos do depoimento, Lula afirmou que, há dois anos, tem sido “vítima de um massacre”. “O senhor não sabe como é acordar todo dia com medo de a imprensa estar na sua porta, achando que você vai ser preso”, disse Lula ao juiz Ricardo Augusto Soares Leite.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Um cidadão considerado o melhor presidente deste país, que saiu com mais de 80% de aprovação se vê em meio de manchetes mentirosas de jornal”, afirmou. Lula ainda disse que, apesar do volume de notícias de cunho negativo ao seu respeito, seu desempenho em sondagens eleitorais continuará incomodando opositores. “Vou matar eles de raiva, porque em todas as pesquisas, vou aparecer na frente”, declarou.

O ex-presidente ainda defendeu seu partido e disse que só uma pessoa poderia ter medo da delação do Cerveró, que seria Delcídio. O petista ainda afirmou que não é contra a Lava Jato, mas contra “execrar as pessoas pela imprensa”. “Em nome da liberdade de imprensa, ninguém pode avacalhar a vida dos outros”, disse ele. Confira mais detalhes do depoimento clicando aqui.

Assista ao depoimento na íntegra:

Continua depois da publicidade

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.