Temer comete série de gafes e diz que mulhers analisam melhor preços de supermercado

Presidente participou de evento especial em comemoração do Dia Internacional da Mulher, mas cometeu diversos deslizes em seu discurso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Michel Temer cometeu diversas gafes nesta quarta-feira (8) durante discurso no Palácio do Planalto. Enquanto exaltava o papel feminino na sociedade, o peemedebista afirmou que somente a mulher é capaz de indicar “desajustes” de preços no supermercado.

“Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico”, disse.

Em outra gafe, o peemedebista ressaltou ainda que, com a volta do crescimento econômico, as mulheres retornarão ao mercado de trabalho além de cuidar dos “afazeres domésticos”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Hoje, graças a Deus, as mulheres tem possibilidade de empregabilidade que não tinha no ano passado. Com a queda da inflação, dos juros, significa que também, além de cuidar dos afazeres domésticos, terá um caminho cada vez mais longo para o emprego”, continuou o presidente.

 Em um terceiro momento, Temer dizia que a mulher ainda é tratada como se fosse uma “figura de segundo grau”, mas que deveria ocupar o primeiro posto em todas as sociedades, mas acabou falhando novamente no discurso.

“Tenho convicção do quanto a mulher, pela minha criação, pela Marcela, faz pela casa, pelo lar, pelos filhos. Se a sociedade vai bem, se os filhos crescem, é porque tiveram adequada formação em suas casas e, seguramente, quem faz isso não é o homem, é a mulher”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Após o evento, a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, foi questionada sobre se as declarações do presidente haviam sido, na avaliação dela, machistas. Fátima, então, disse que não. Para ela, o presidente somente fez uma referência à jornada doméstica e profissional vivida pela mulher atualmente.

O evento serviu para o anúncio de medidas para garantir respeito à escolha das mulheres na hora do parto. As maternidades do SUS terão de ofertar o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU), e haverá uma cartilha para que os partos sejam mais humanizados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.