Executivo da Odebrecht confirma: “o ‘Italiano’ era o Palocci”

Fernando Sampaio Barbosa confirmou a informação, nesta segunda-feira, ao juiz Sergio Moro

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O executivo da Odebrecht Fernando Sampaio Barbosa disse, em audiência realizada nesta segunda-feira (6), que o codinome “italiano”, mencionado em e-mails e planilhas da empreiteira, se referia ao ex-ministro Antonio Palocci. 

“A gente sabia que o ‘Italiano’ era o Palocci”, afirmou o executivo ao juiz federal Sergio Moro. É a primeira vez que um diretor da Odebrecht confirma em juízo a ligação entre o ex-ministro e o apelido, mencionado em planilhas que relatam pagamento de R$ 128 milhões em vantagens indevidas destinadas ao PT, entre 2008 e 2013, segundo o Ministério Público Federal. 

Barbosa foi chamado como testemunha de Marcelo Odebrecht, réu na ação que acusa Palocci de ser um “intermediário” da empreiteira. O executivo, porém, negou irregularidades na negociação de um contrato de sondas com a Petrobras. Ele disse que jamais tratou de assuntos escusos com os diretores da Odebrecht e que só conhece Palocci “da imprensa, da televisão”. Segundo a denúncia do Ministério Público, a negociação do contrato com a estatal gerou o pagamento de US$ 10 milhões em propina para o casal de publicitários João Santana e Mônica Moura, entre 2011 e 2012. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.