Janot prepara 30 pedidos de inquérito contra senadores, deputados e ministros com base em delações da Odebrecht

 A "lista Janot", que pode ser fatal para a carreira de muitos políticos, é aguardada com ansiedade desde dezembro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, trabalha para apresentar na próxima semana os primeiros pedidos de abertura de inquérito com base nas delações de executivos da Odebrecht, diz O Globo. 

Pelo menos 30 pedidos contra ministros, senadores e deputados já estariam prontos para serem apresentados ao STF. A “lista Janot”, que pode ser fatal para a carreira de muitos políticos, é aguardada com ansiedade desde dezembro. 

Os procuradores também finalizam pedidos de inquéritos a serem apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra governadores suspeitos de receberem propina para facilitar a concessão de contratos da Odebrecht, diz o jornal.  . Não está claro ainda quais serão os alvos dos primeiros pedidos. Mas sabe-se que os delatores citaram os nomes dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.