Intelectuais, artistas e ativistas lançam carta em apoio à candidatura de Lula em 2018

"O Brasil precisa de Lula", diz o manifesto dos que pedem a volta do ex-presidente

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Artistas, intelectuais e militantes políticos fizeram uma carta em chamado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que considere a possibilidade de lançar, desde já, sua candidatura à presidência da República para o pleito de 2018. O documento já conta com mais de 400 assinaturas, dentre elas dos músicos Chico Buarque, Beth Carvalho, Martinho da Vila, além do teólogo Leonardo Boff, do escritor Eric Nepomuceno, do cientista político Emir Sader e do coordenador do MST João Pedro Stedile. Conforme informam veículos da imprensa eletrônica, na próxima segunda-feira (6), o manifesto será aberto para receber apoio de qualquer pessoa.

Confira a íntegra do texto:

CARTA DAS(OS) BRASILEIRAS(OS)

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Por que Lula?

É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e de todos os direitos já conquistados pelo povo desse País, que nos faz, através desse documento, solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio LULA da Silva que considere a possibilidade de, desde já, lançar a sua candidatura à Presidência da República no próximo ano, como forma de garantir ao povo brasileiro a dignidade, o orgulho e a autonomia que perderam.

Foi um trabalhador, filho da pobreza nordestina, que assumiu, alguns anos atrás, a Presidência da República e deu significado substantivo e autêntico à democracia brasileira.  Descobrimos, então, que não há democracia na fome, na ausência de participação política efetiva, sem educação e saúde de qualidade, sem habitação digna, enfim, sem inclusão social. Aprendemos que não é democrática a sociedade que separa seus cidadãos em diferentes categorias.

Continua depois da publicidade

Por que Lula? Porque ainda é preciso incluir muita gente e reincluir aqueles que foram banidos outra vez; porque é fundamental para o futuro do Brasil assegurar a soberania sobre o pré-sal, suas terras, sua água, suas riquezas; porque o País deve voltar a ter um papel ativo no cenário internacional; porque é importante distribuir com todos os brasileiros aquilo que os brasileiros produzem. O Brasil precisa de Lula!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.