Por 55 votos a 13, Alexandre de Moraes é aprovado como ministro do STF

Na terça-feira, após uma sabatina de mais de 11 horas de duração, a indicação de Moraes para o STF foi aprovada na CCJ 

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi aprovado pelos senadores nesta quarta-feira (22) como novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) com 55 votos a favor e 13 contra. Para assumir a vaga, ele precisava ser aprovado pela maioria absoluta do plenário (41 dos 81 senadores), a votação secreta foi concluída às 12h05 (horário de Brasília).

Na terça-feira (21), após uma sabatina de mais de 11 horas de duração, a indicação de Moraes para o STF foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado por 19 votos a 7.

Com a aprovação, Moraes assume a cadeira deixada por Teori Zavascki no STF, que morreu no mês passado após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) cair no litoral do Rio de Janeiro. Com isso, ele herda 7,5 mil processos que estavam com Teori, mas não será o relator da Lava Jato, já que Edson Fachin foi sorteado – Moraes será o revisor dos processos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.