Donald Trump toma posse como presidente dos EUA: “Daqui em diante, será a América primeiro”

Em dia repleto de solenidades, o republicano assume oficialmente às 15h, quando fará o juramento e seu primeiro discurso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após um mês e meio de ansiedade, chegou o dia tão aguardado da posse oficial de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Desde a noite de quinta-feira já ocorreram diversas solenidades, incluindo shows com artistas renomados, mas é nesta sexta-feira (20) que ele assumirá o cargo, além de fazer seu primeiro discurso.

Às 15h (horário de Brasília) em ponto Donald Trump fez o juramento e assumiu oficialmente como o 45º presidente dos EUA, para logo em seguida falar ao público. Ele começou cumprimentando as autoridades e ex-presidentes presentes na cerimônia, e agradecendo ao povo americano e ao mundo.

“Juntos vamos determinar o curso da América do mundo por muitos anos. amos enfrentar desafios, mas vamos fazer o trabalho”, disse Trump. Em seguida ele agradeceu ao agora ex-presidente Barack Obama e sua mulher Michelle por seu apoio na transição: “eles foram magníficos”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Trump disse que a cerimônia de hoje tem um significado especial, pois está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Em seguida ele afirmou que as vitórias dos poderosos no passado não foram as vitórias do povo. “Havia pouco para ser celebrado pelas famílias ao redor de nosso país”, disse.

“Isso tudo muda, começando aqui e agora. Porque este momento é o momento de vocês, pertence a vocês”, disse Trump. “Este é o seu dia, sua celebração. E isso, os EUA, é o seu país”, continuou. “O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo”.

Trump seguiu com um discurso conciliador: “os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todos estão ouvindo vocês agora”. “No centro deste movimento está uma convicção crucial, que um país existe para servir a seu povo”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O presidente falou sobre as famílias que sofrem com a pobreza e a os problemas de educação no país, assim como o crime, as drogas e as gangues “que roubaram muitas vidas”. “Isso acaba aqui e agora”. “Somos um país, e sua dor é nossa dor, seus sonhos são nossos sonhos, e seu sucesso será nosso sucesso”, continuou o republicano.

Trump disse que os EUA defendeu as fronteiras de outros países com seus militares, e se recusou a proteger as duas próprias, além de ter gastado bilhões de dólares no exterior, enquanto havia muitos problemas internos. Na sequência ele falou sobre as fábricas que fecharam no país, sem pensar nos milhões de trabalhadores americanos que foram deixados para trás. “Isso é o passado. E agora, estamos olhando apenas para o futuro”.

“Daqui em diante, será apenas a América primeiro”, disse Trump. “Todas as decisões serão feitas para beneficiar os trabalhadores e famílias americanas. Precisamos proteger nossas fronteiras da ação de outros países”. Trump afirmou que irá lutar com todas as suas forças, e nunca irá decepcionar o povo americano na proteção do país. “A América vai voltar a ganhar novamente. Ganhar como nunca ganhou antes”.

Trump disse que as pessoas serão tiradas dos programas sociais e levadas de volta ao trabalho. “Vamos seguir duas simples regras: compre coisas americanas, e empregue americanos”, afirmou. Segundo ele, é o direito de todas as nações colocar seus interesses à frente. O presidente afirmou que irá reforçar as alianças já existentes e criar novas, para lutar contra o terrorismo islâmico – que segundo ele, será erradicado.

“Quando você abre seu coração para o patriotismo, não há espaço para preconceito”, continuou Trump. “Quando o país está unido, ele é totalmente imparável. Não deve haver nenhum medo. Somos protegidos, e vamos sempre estar protegidos”, afirmou o presidente.

“Não vamos mais aceitar políticos que só falam e não agem, sempre reclamando, mas nunca fazendo nada […] O tempo de falas vazias está acabado. Agora chegou a hora da ação”, afirmou Trump. “A todos os americanos, em todas as cidades, pequenas ou grandes, ouçam essas palavras: vocês nunca serão ignorados novamente”, disse. “Sua voz, suas esperanças e seus sonhos irão definir o destino americano”.

“Juntos, vamos fazer a América grande novamente”, encerra Trump. “Obrigada, Deus os abençoe, e Deus abençoe a América.”

Acompanhe ao vivo a cerimônia de posse:

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.