PT espera que o STF garanta a Lula o direito de disputar a presidência, diz colunista

Contudo, esse seria o "cenário cor-de-rosa" considerado por dirigentes do PT

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o PT tem esperança de que  o STF (Supremo Tribunal Federal) garanta ao ex-presidente Lula o direito de disputar a eleição presidencial de 2018, ainda que ele vire ficha-suja. Ou seja, caso for condenado em segunda instância.

Os dirigentes do partido trabalham com o seguinte cenário, afirma a colunista: Lula, condenado, recorreria ao STF apontando vícios do processo que hoje já são colocados por sua defesa. Assim, tirá-lo da disputa seria “ferir um direito de forma extrema, e irreversível, por causa de uma condenação que poderia no futuro inclusive ser anulada”, de acordo com esse raciocínio.

Desta forma, em meio à repercussão nacional e internacional do tema, o Supremo poderia conceder uma liminar garantindo o direito do petista de aparecer na urna eletrônica. Contudo, esse seria o “cenário cor-de-rosa” considerado por dirigentes do PT. Outra chance concreta é a da inviabilização da candidatura por uma condenação na Justiça que o Supremo acabe respaldando, diz a coluna. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.