Pimentel se explica após usar helicóptero do estado de Minas para buscar filho

Governador defende legalidade do uso da aeronave e diz que a divulgação do vídeo é ataque "dessa campanha insidiosa de um pequeno grupo da oposição"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Um vídeo em que mostra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), usando um helicóptero do estado para buscar seu filho após uma festa de réveillon ganhou rápida repercussão nas redes sociais, com críticas ao político.

Pimentel buscou o seu filho, Mathias, de helicóptero no condomínio Escarpas do Lago na manhã de domingo. De acordo com Pimentel, ele passaria o dia no local, mas como o filho não se sentia bem decidiu voltar para Belo Horizonte.

Em nota, o governador mineiro afirmou que um decreto de 2005 prevê a utilização de aeronave oficial por parte do Chefe do Executivo em deslocamentos de qualquer natureza. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT), por sua vez, afirmou que acionará o MPE (Ministério Público Estadual) contra o governador  por suposto uso irregular de um helicóptero do estado. “É um absurdo. O estado falido e o governador usando um helicóptero para buscar o filho na balada”, disse Rodrigues. O deputado afirma que Pimentel infringiu a lei 8429/92, que trata de improbidade administrativa por agentes públicos.

Confira a nota de Pimentel na íntegra:

Neste domingo, dia 1º, fui a Escarpas do Lago, pela manhã, de helicóptero, com a intenção de ficar o dia lá, com meu filho, que passara o Réveillon na casa de amigos. Ainda no vôo de ida, ele comunicou-se comigo, dizendo que não se sentia bem, e perguntava se não me incomodaria voltar mais cedo com ele para BH, em vez de almoçar lá. Obviamente, eu concordei e voltamos juntos, logo após o pouso, ainda pela manhã.
Ou seja, nenhuma novidade, nada ilegal ou irregular. O deslocamento do governador em aeronave está previsto em lei, e o uso é regulado por decreto de 2005. Nenhum desses dispositivos foi infringido no mencionado vôo.
Os ataques fazem parte dessa campanha insidiosa, de um pequeno setor da oposição, que conhece perfeitamente a lei e o decreto de que falei, e que, a todo o tempo, tenta atrapalhar e prejudicar o Estado, em vez de ajudar a unir os mineiros no enfrentamento da crise.

Continua depois da publicidade


Assista ao vídeo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.