“Não penso em voltar à política porque o grande presidente para o Brasil é Lula”, diz Dilma

"Seria uma ingenuidade achar que ele vai renunciar", alertou Dilma ao comentar os rumores de que o atual governo estaria ficando insustentável

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A ex-presidente Dilma Rousseff foi à Argentina nesta semana para participar da conferência Democracia, Direitos e Justiça Social e receber uma condecoração. A visita foi uma espécie de retribuição à vinda a São Paulo da ex-presidente Cristina Kirchner no início do mês. Apesar de ter uma agenda apertada no país, a petista teve chance de conversar brevemente com a imprensa local.

“Não penso em voltar à política”, disse a ex-presidente, “porque o grande presidente para o Brasil é Lula”. Ela ainda afirmou que a América do Sul vive “um longo processo de golpes de Estado” e aproveitou para criticar o atual presidente Michel Temer. “Seria uma ingenuidade achar que ele vai renunciar”, alertou Dilma ao comentar os rumores de que o atual governo estaria ficando insustentável. “Ninguém dá um golpe ilegal, doloroso e rasgando a Constituição para depois renunciar”, atacou a petista.

Ela ainda comentou sobre uma possível chance de ocorrerem eleições indiretas em 2017 caso Temer seja cassado. Para Dilma, isso “seria um golpe dentro do golpe”, comparando a atual situação regional com o cenário político que o Brasil enfrentou quando um golpe militar derrubou João Goulart, em 1964. “Também agora estamos vendo um longo processo de golpes”, completou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Dilma também falou sobre o atual governo argentino do presidente Mauricio Macri, a quem ela atribuiu a liderança de uma guinada neoliberal na região. “Eu acredito que ele tenha uma característica: propõe um Estado mínimo, a desregulação, radicaliza o neoliberalismo que foi implantado antes do período Kirchner, e acredito que aqui irão crescer a desigualdade e a perda de direitos, o que é muito grave e muito similar ao que ocorre no Brasil”, disse.


Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.