Odebrecht delata ter pago caixa 2 em dinheiro vivo para campanhas de Alckmin, segundo jornal

Segundo a publicação, os executivos da empreiteira mencionaram duas pessoas próximas ao governador como intermediárias dos repasses

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após fecharem acordo, as primeiras informações sobre a delação premiada dos executivos da Odebrecht começam a ser divulgadas. Nesta sexta-feira (9), o jornal Folha de S. Paulo afirma que a empreiteira diz ter pago caixa dois, em dinheiro vivo, para as campanhas de 2010 e 2014 do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo a publicação, os executivos da empreiteira mencionaram duas pessoas próximas ao governador como intermediárias dos repasses e afirmaram que não chegaram a discutir o assunto diretamente com Alckmin. No total, R$ 2 milhões em espécie teriam sido repassados ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin.

Sobre a campanha de 2014, na reeleição de Alckmin, o caixa dois teve como um dos operadores, segundo a empreiteira, o hoje secretário de Planejamento do governo paulista, Marcos Monteiro, político de confiança do governador. Na época das negociações dos recursos, ele seria chamado de “MM” pelos funcionários da Odebrecht, diz a matéria.

Continua depois da publicidade

A Folha diz ter procurado o governador, que afirmou, por meio de sua assessoria, que “é prematura qualquer conclusão com base em informações vazadas de delações não homologadas”. “Apenas os tesoureiros das campanhas, todos oficiais, foram autorizados pelo governador Geraldo Alckmin a arrecadar fundos dentro do que determina a legislação eleitoral”, diz nota.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.