FHC diz que jamais cogitou se candidatar à presidência em 2018

Nota do ex-presidente é uma resposta à campanha lançada por um assessor que defende a candidatura do tucano

Lara Rizério

SÃO PAULO – Em nota divulgada nesta quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou qualquer intenção de disputar a presidência da República em 2018. A declaração é uma resposta à campanha lançada nesta quinta-feira pelo seu assessor e amigo Xico Graziano, que fez até um site e uma página no Facebook em defesa da candidatura de FHC. 

“A propósito de comentários sobre uma eventual candidatura à Presidência esclareço, do exterior, onde me encontro, que jamais cogitei dessa hipótese nem ninguém me consultou sobre o tema”, afirmou o ex-presidente tucano.

Graziano ainda defendeu o lançamento da campanha em artigo de opinião para o jornal Folha de S. Paulo. “Qual liderança poderá recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento? Como fazer a reforma política tão desejada? Quem conseguirá estabelecer conexão com a sociedade organizada nas redes? É o que todos querem saber. Creio que somente o ex-presidente FHC se legitima, pela vasta experiência, sensatez e sabedoria, para nos conduzir nessa difícil travessia”, diz ele no artigo.

FHC não cita Graziano diretamente, mas destaca que, neste momento, avalia que “o melhor para o Brasil é que o atual governo leve avante as reformas necessárias e que em 2018 possamos escolher líderes à altura dos desafios do País. Precisamos superar a crise financeira para criar empregos e para que o povo viva em uma sociedade próspera e decente”.

Veja o post de FHC sobre o assunto no Facebook:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.