Da volta dos impostos ao risco se Lula for preso; 7 verdades políticas sobre o Brasil

Christopher Garman, chefe de pesquisas para mercados emergentes da Eurasia, falou com a InfoMoneyTV durante sua vinda à São Paulo para a 6ª Conferência Anual do CFA Society Brasil

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – A PEC 241 deve passar sem problemas, mas o grande desafio ficará com a reforma da previdência em 2017, que deve acontecer mas não nos moldes que os articuladores do governo gostariam. Enquanto isso, o tema “aumento de impostos” deve voltar à pauta política no 2º semestre, ao mesmo tempo em que a Lava Jato continuará “assombrando” os políticos e deixando o cenário ainda incerto sobre quem sobreviverá até 2018.

O diagnóstico é de Christopher Garman, chefe de pesquisas para mercados emergentes da Eurasia (uma das maiores consultorias políticas do mundo). Garman, que chefia sua equipe em Nova York, esteve em São Paulo recentemente para palestrar na 6ª Conferência Anual do CFA Society Brasil, realizada na última quarta-feira (26) e falou com exclusividade à InfoMoneyTV antes da sua apresentação

Garman respondeu 7 perguntas-chaves para o futuro da política brasileira. Confira abaixo cada uma das perguntas – e suas respectivas respostas:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1) PMDB em xeque; qual o risco de Michel Temer não terminar o mandato?

2) O mercado já precificou a aprovação da Reforma da Previdência em 2017; não está cedo demais contar com isso?

3) Qual a chance de Renan Calheiros ser preso ou afastado da presidência do Senado? E que risco isso trará ao governo?

Continua depois da publicidade

4) Por que o mercado poderia reagir mal se Lula fosse preso?

5) Não vimos aquela enxurrada de dinheiro que era esperada com o impeachment. Falta algo para o Brasil animar o estrangeiro, ou isso é medo sobre quem sobreviverá até 2018?

6) O tema “aumento de impostos” voltará à pauta do governo em 2017? E quais as possíveis medidas anunciadas neste sentido?

7) Eleições 2018: Doria é o “novo perfil” político? E o PT vai mesmo se lançar com Ciro Gomes?

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers