Juízes federais rebatem declarações de Renan Calheiros

Para os magistrados, Renan se referiu a Vallisney Oliveira em tom "pejorativo e desrespeitoso"

Equipe InfoMoney

Publicidade

Juízes federais que atuam no Distrito Federal divulgaram hoje (25) nota à imprensa para rebater as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que chamou o juiz Vallisney de Sousa Oliveira de “juizeco de primeira instância”. Na semana passada, Oliveira, da 10ª Vara Federal, determinou a prisão de policiais legislativos acusados de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Para os magistrados, Renan se referiu a Oliveira em tom “pejorativo e desrespeitoso”. Na nota, os colegas do juiz afirmam que o presidente do Senado usa o “equivocado e falacioso argumento de um Estado de Exceção” para desprezar o dever de respeito a uma autoridade.

O documento ressalta a solidariedade dos magistrados da Seção Judiciária do Distrito Federal “ao operoso e competente” juiz Oliveira, confiantes de que “declarações de induvidoso cunho intimidatório de quem quer que seja não afetarão a independência e altivez dos juízes federais”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ontem (24), ao anunciar que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a ação da Polícia Federal que resultou na prisão de quatro policiais legislativo, Renan subiu o tom das críticas e também disse que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, se comporta, “no máximo”, como um “chefete de polícia”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.