Atenção políticos! Aplicativo permite cidadão denúnciar propagandas irregulares

Lançado pelo TSE, aplicativo permite que qualquer pessoa possa enviar fotos, vídeos ou áudios com denúncias sobre propaganda eleitoral

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A tecnologia tem ajudado cada vez mais a população a fazer o papel de fiscal durante as eleições. E para o pleito de 2016 que ocorre no próximo domingo (2), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu 11 aplicativos para smartphones e tablets que facilitam na hora de acompanhar todo o processo, desde o pré-votação até a apuração das urnas.

Com os apps, é possível acompanhar o resultado das eleições municipais, fazer denúncias de irregularidades e até participar da verificação do número de votos registrados nas urnas eletrônicas. O que tem mais chamado atenção, porém, é o aplicativo Pardal, que permite que os eleitores façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação.

A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, onde a pessoa envia fotos, vídeos ou áudios para comprovar o ato ilícito. Por exemplo, se um eleitor encontrar um outdoor de um candidato na rua, que é proibido, pode tirar uma foto e mandar pelo aplicativo, que automaticamente envia a denúncia para análise do Ministério Público Eleitoral.

Continua depois da publicidade

Também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. Para conferir quais condutas são permitidas e quais são proibidas durante a campanha eleitoral, clique aqui. Segundo o próprio TSE, o aplicativo já recebeu mais de 32 mil registros de irregularidades de todo o país em cerca de três semanas.

As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Segundo o TSE, por ser o estado mais populoso e com o maior número de eleitores e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.

Em seguida aparece o Espírito Santo, com 3.160 denúncias recebidas. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo foi o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e já adota esse tipo de recebimento de denúncias desde 2012. Pernambuco fica em terceiro lugar no número de denúncias com 2.841 registros.

Outros aplicativos
Entre outros aplicativos disponíveis está o Boletim na Mão, que permite que, ao final da votação, os eleitores conheçam os votos depositados em uma urna eletrônica específica. Já o app Candidaturas ajuda o eleitor a analisar os dados de cada candidato, como nome, foto, planos de governo e dados de prestação de contas. 

Alguns aplicativos ainda não estão disponíveis, mas poderão ser baixados nos próximos dias. É o caso do Onde Votar ou Justificar, que informa o local exato de votação e o melhor caminho para que o eleitor vá até sua seção. O aplicativo Resultados, que permite o acompanhamento da totalização de votos em todos os municípios em tempo real, também deve ser disponibilizado em breve.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.