“País que precisa de salvadores não merece ser salvo”, diz Gilmar Mendes

Sobre o episódio da prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ocorrido ontem, ele considerou a medida "um tanto indevida"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes voltou a polemizar na última quinta-feira (23) enquanto criticava novamente a atuação dos promotores da Lava Jato. “Sou cético quanto a salvadores, sejam políticos ou promotores públicos. Como já se disse antes, um país que precisa de salvadores não merece ser salvo”, afirmou.

Sobre o episódio da prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ocorrido ontem, ele considerou a medida “um tanto indevida”. Segundo ele, o problema poderia ter sido resolvido com uma intimação para que ele fizesse um depoimento. O ministro esteve de manhã na Casa do Saber, no bairro dos Jardins em São Paulo, fazendo uma palestra sobre reforma política e eleitoral.

Sem diminuir a importância da Lava Jato, ele lembrou que há hoje no País 700 mil pessoas presas, metade delas por ordem provisória, e que isso é muito grave e injusto. “Se eu tivesse autoridade e alguma missão, eu começaria por uma reforma na Justiça criminal”, disse. E completou com uma provocação: “Por que não discutir o papel das estatais? Ou o papel do BNDES na economia?”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.