Em rápida cerimônia, Temer toma posse no Congresso como presidente e Renan diz: “tamo junto”

Temer toma posse após impeachment de Dilma ser aprovado por 61 votos a 20 nesta quarta-feira (31)

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Michel Temer tomou posse nesta tarde no Congresso como presidente da República após o impeachment de Dilma Rousseff ser aprovado por 61 votos a 20.  Do Palácio do Planalto, onde ele estava reunido com ministros e assessores próximos, partiram cinco vans e carros oficiais em um comboio rumo ao Senado.

Além de ministros de Estado, foram convidados para acompanhá-lo os comandantes das três Forças Armadas. Ao chegar no Congresso, Temer foi recebido por parlamentares que são líderes do governo como a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). Michel Temer fez o compromisso constitucional para a posse e foi aplaudido após fazer o compromisso. 

 O presidente do Senado, Renan Calheiros (PDMB-AL), declarou empossado Michel Temer como presidente, de 31 de agosto de 2016 a 31 de dezembro de 2018, e disse a Temer “tamo junto” ao apertar a mão do agora presidente depois de declará-lo empossadoO presidente do Senado, Renan Calheiros (PDMB-AL), agradeceu os presentes e encerrou a sessão.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Depois da posse, o agora presidente participará de uma reunião com alguns de seus ministros, a fim de definir as prioridades de governo enquanto estiver na China, onde participará da reunião da Cúpula de Líderes do G-20, dias 4 e 5 de setembro. Antes de iniciar a viagem, Michel Temer repassará, em caráter interino, o comando do país ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). De acordo com o Planalto, a cerimônia será rápida, protocolar e fechada à imprensa, na Base Aérea de Brasília.

Mais cedo, Temer foi notificado da decisão do Senado Federal de afastar definitivamente Dilma Rousseff da Presidência da República. O documento que oficializa o resultado da votação foi entregue a Temer  às 15h30 pelo primeiro secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO).

Acompanhe ao vivo:

Continua depois da publicidade

[livestream url=”https://livestream.com/accounts/7176272/events/5203284/”]

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.