Temer faz ofensiva final para assegurar votos pelo impeachment de Dilma e ampliar vantagem

Conforme destacam jornais, presidente em exercício foca em senadores nordestinos para que eles não mudem votos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Faltam dois dias para que o Senado dê início à fase final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Com o prazo se esgotando tanto para quem é a favor quanto para quem é contra o impedimento, os dois lados vão se mobilizando em busca de apoio. 

O presidente em exercício Michel Temer tem intensifica o corpo a corpo com os senadores à véspera do julgamento. Entre segunda-feira e esta terça-feira, Temer já incluiu em sua agenda oficial encontros com nove senadores. 

No final desta manhã, Temer recebeu em audiência Edson Lobão (PMDB-MA), João Alberto Souza (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA): os dois últimos não têm declarado seus votos na fase final, ressalta a Folha de S. Paulo. Os três também estão na mira da presidente afastada Dilma Rousseff. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Nordeste é o foco de Temer: na tarde desta terça, ele tem agendas com Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Amorim (PSC-SE). Isso porque a região é considerada um dos principais redutos eleitorais petistas no país; desta forma, há receio do Palácio do Planalto de que os parlamentares sofram pressão de suas bases eleitorais para mudar o voto na fase final. O governo interino também teme que o discurso emotivo da presidente afastada marcado para a segunda-feira (29), no Senado Federal, possa virar votos na última hora.

A expectativa do Palácio do Planalto é de conseguir pelo menos 62 votos, incluindo o do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), que não decidiu ainda se votará. Temer trabalha assim para ampliar a margem de votos em relação à sessão que tornou Dilma ré no processo de impeachment, quando 59 senadores votaram a favor do prosseguimento do processo e 21 votaram contra. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.