Em carta, 40 congressistas dos EUA veem ameaças à democracia e pedem que Kerry não apoie Temer

O Los Angeles Times informa que o embaixador do Brasil nos Estados Unidos,  Luiz Alberto Figueiredo Machado, defendeu que o processo de impeachment segue as leis do Brasil e pediu que membros do Congresso dos EUA não assinassem a carta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em carta escrita na última segunda-feira (25) e revelada pelo jornal Los Angeles Times, 40 congressistas democratas dos Estados Unidos pediram que John Kerry, secretário de estado do país, não apoie o governo do presidente em exercício Michel Temer. Eles demonstram “profunda preocupação” com ameaças à democracia brasileira.

“Urgimos-lhe a ter o máximo cuidado em suas relações com as autoridades interinas do Brasil e a abster-se de efetuar declarações ou ações que possam ser interpretadas como um apoio à campanha pelo julgamento político contra a presidente Dilma Rousseff”, pediram eles a Kerry, ressaltando que o processo de cassação conta com muitos críticos que questionam suas bases legais.

O Los Angeles Times informa que o embaixador do Brasil nos Estados Unidos,  Luiz Alberto Figueiredo Machado, defendeu que o processo de impeachment segue as leis do Brasil e pediu que membros do Congresso dos EUA não assinassem a carta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo um dos signatários da carta, John Conyers, houve, no Brasil, uma “apropriação do poder por parte de políticos que não foram capazes de ganhar nas urnas” e o governo dos EUA deveria “pronunciar-se contra a farsa antidemocrática” no país.

Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou para a agência EFE o recebimento da carta e disse que ela será respondida. “Estamos convencidos de que o Brasil resolverá seus desafios políticos de forma democrática e através de seu marco constitucional”, afirmou o porta-voz, ressaltando que o Departamento de Estado “continua acompanhando os eventos políticos” no país. 


Tópicos relacionados

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.