Inquérito sigiloso apura se Renan Calheiros recebeu propina no exterior, diz Folha

Os correligionários Jader Barbalho (PA) e Aníbal Gomes (CE) também estão na mira

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior de negócio da Petrobras na Argentina, através do lobista Jorge Luz. Conforme conta matéria do jornal Folha de S. Paulo, trata-se da primeira vez em que as investigações apontam para vantagens indevidas supostamente recebidas pelo parlamentar fora do país. Os correligionários Jader Barbalho (PA) e Aníbal Gomes (CE) também estão na mira.

A investigação baseia-se na delação premiada do lobista Fernando Soares (Fernando Baiano), em que afirmou que a estatal vendeu sua participação acionária na empresa argentina Transener mediante pagamento de propina por Jorge Luz. O lobista teria afirmado que Luz fez pagamentos ao “pessoal do PMDB” justamente pelo fato de serem responsáveis por manter Nestor Cerveró na diretoria internacional da companhia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.