Ministério Público abre inquérito para investigar “trote” de Haddad com agenda falsa

Na portaria, o promotor afirma que a conduta de Haddad, se comprovada, é "incompatível com a dignidade e o decoro do cargo"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público de São Paulo instaurou nesta quinta-feira (19) um inquérito para investigar o prefeito da cidade Fernando Haddad (PT) por eventual improbidade administrativa. O caso ocorre por conta da divulgação de uma agenda pública falsa para fazer uma brincadeira com o comentarista da Rádio Jovem Pan, Marco Antônio Villa.

Aberto pelo 5º promotor de Justiça Nelson Luís Sampaio Andrade, do Patrimônio Público e Social da capital, o inquérito vai apurar suposta ofensa aos princípios da publicidade, transparência, impessoalidade, moralidade e interesse público. Na portaria, Andrade afirma que a conduta de Haddad, se comprovada, é “incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”.

O promotor pede que o prefeito seja comunicado por ofício sobre a instauração do inquérito e solicita que ele apresente esclarecimentos no prazo de 10 dias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No último domingo (15), apareceu no site da prefeitura a agenda de Haddad e constava apenas que, a partir das 8h30 de segunda, ele faria “despachos internos”. Com isso, como é de costume, Marco Antônio Villa comentou no rádio as tarefas marcadas para o dia do petista e criticou bastante a falta de eventos na agenda.

Porém, logo em seguida, a agenda do prefeito foi alterada no site e passou a constar diversos eventos para aquele dia. Mais tarde, Haddad confirmou pelo Facebook que divulgou uma agenda falsa para dar um “trote” no comentarista da Jovem Pan.

Na postagem, com o título “Trote num pseudointelectual”, Haddad diz que Villa tem comentado as agendas públicas “com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco”. “Mas, hoje, para que os ouvintes tenham uma pálida ideia deste embuste, resolvemos substituir, por algumas horas, a minha agenda pela de outro político, apenas para vê-lo comentar, uma vez na vida, o dia a dia de quem ele lambe as botas”, explicou o prefeito.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.