Argentina dá ao Brasil a impressão (enganosa) de que é fácil virar o jogo, diz gestora

Por outro lado, os gestores observam que resta viva, todavia, a mística do famoso “Efeito Orloff”, ou que a Argentina sempre antecipa as tendências brasileiras

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório para comentar o desempenho do mês de fevereiro, a gestora Rio Bravo destacou o período bastante complicado e turbulento para a crise política no Brasil (isso antes mesmo da delação de Delcídio do Amaral vir à tona e a condução coercitiva e o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). 

No relatório, os gestores da Rio Bravo destacam que, no mês passado, ressurgiu a crise política em toda a sua extensão, em especial a partir dos desdobramentos aparentemente inesgotáveis da Operação Lava Jato. “As descobertas em torno do ex-presidente Lula e a prisão de João Santana mantiveram o governo sob imensa pressão e pareceram trazer o noticiário econômico para um terreno intermediário entre o secundário e o provisório”, afirmam.

Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, exibe um estilo mais discreto que o de seu antecessor, Joaquim Levy, e não por acaso. Mas a eficácia na implementação de um programa, qualquer que seja, não se consegue ainda aferir, afirmam os gestores.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em meio a tantos cenários ruins, para a Rio Bravo, “a melhor das más notícias do mês, ou quem sabe a pior entre as boas, é a desenvoltura com que se movimentou e o sucesso de público e de crítica do novo presidente argentino Mauricio Macri”.

Eles apontam que a receptividade dos mercados, inclusive a julgar pelos indicadores de risco soberano, é tão boa – o EMBI da Argentina caiu de 750 pontos-base em janeiro de 2015 para 500 pontos-base – mesmo patamar do Brasil – “dá a impressão de que é fácil reverter as políticas heterodoxas e posturas anticapitalistas adotadas pelos argentinos durante vários anos”.

Contudo, aponta a gestora, esta facilidade é enganosa, “como se observará mais adiante, quando toda extensão dos estragos deixados pelo casal Kirchner estiver mais claro”.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, os gestores observam que resta viva, todavia, a mística do famoso “Efeito Orloff”, ou que a Argentina sempre antecipa as tendências brasileiras, e que em pouco tempo estaremos onde Macri hoje se encontra. “Talvez seja esta a única explicação para uma certa condescendência com os ativos negociados nos mercados brasileiros a despeito do acúmulo de más notícias”, afirma.

Barbosa “feijão com arroz”
Voltando ao ministro da Fazenda, a Rio Bravo ressalta que é curioso como o afastamento do elemento estranho, Joaquim Levy, apenas produziu mais tensões dentro do campo de aliados ao governo, em meio às divergências sobre como lidar com a crise econômica. 

A elevação da temperatura dos temas políticos deu a impressão de que a presidente desistiu da economia, afirmam os gestores, ao menos por ora, fazendo o “feijão com arroz”.

Continua depois da publicidade

Segundo eles, é difícil vislumbrar qualquer programa ou objetivo de médio prazo na gestão de Nelson Barbosa. “Ele é membro de uma equipe que fará o necessário para que a administração Dilma Rousseff não naufrague, mesmo que seja por conta de ameaças que venham de assuntos totalmente alheios à economia”, afirmam.

“Desta vez, Nelson Barbosa não tem nenhum outro compromisso maior que sua lealdade à presidente. É incerto o que isso significa para a sua política econômica”.  

InfoMoney faz atualização EXTRAORDINÁRIA na Carteira Recomendada; confira

Publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.