Rio de Janeiro: Dilma visita bairro com alto índice de infestação de Aedes

A visita da presidente ao RJ faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti, que acontece em todo país

Equipe InfoMoney

Publicidade

A cozinheira Adriana Medeiros, 40 anos, recebeu na manhã de hoje (13) uma visita inusitada: a presidente Dilma Rousseff tomou um café na casa de Adriana e orientou a moradora da comunidade Zeppelin, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, sobre como eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O bairro é uma das regiões com maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya.

A visita da presidente faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti, que acontece em todo país. Durante cerca de uma hora, Dilma Rousseff, o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, conversaram com moradores e distribuíram folhetos informativos e camisetas para as famílias do bairro.

Na cidade do Rio, cerca de 71 mil militares foram designados para ir às ruas, visitar residências e orientar e instruir os cariocas, no momento em que o aumento do número de casos de vírus Zika preocupa autoridades nacionais e internacionais.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O vírus Zika provoca dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. A grande preocupação, no entanto, é a relação entre o Zika em gestantes e a ocorrência de malformações congênitas como a microcefalia.

Segundo as Forças Armadas, os militares envolvidos na mobilização de hoje vão atuar desarmados. As áreas onde há risco de contronto com traficantes serão vistoriadas por agentes de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o combate ao mosquito será uma prioridade em regiões com alta incidência de doenças transmitidas pelo Aedes, como nos municíopios de Araruama, Rio das Ostras, Duque de Caxias e Belfort Roxo, na baixada fluminense.

Continua depois da publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.