Em mercados / politica

O último foi Doria: Lula move 15 ações cíveis e criminais contra jornalistas e personalidades

As ações por afirmações consideradas injuriosas ou ofensivas estão em tramitação em tribunais de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília, informa a colunista Monica Bergamo, da Folha

SÃO PAULO - "Daqui para a frente, vou processar todo mundo". Pelo que parece, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está seguindo à risca a sua promessa feita uma semana atrás durante café da manhã com blogueiros.

De acordo com informações da coluna de Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o número de ações cíveis e criminais movidas por Lula contra jornalistas e personalidades chegará a 15 nesta semana, envolvendo afirmações consideradas injuriosas ou ofensivas. Elas estão em tramitação em tribunais de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília.

Na sexta-feira, Lula anunciou que vai interpelar judicialmente o pré-candidato tucano à prefeitura de São Paulo, João Doria Jr. Doria afirmou que não vai recuar das afirmações que fez em um debate dizendo que o petista é "um sem-vergonha, um cara de pau" e que pediria ao juiz Sergio Moro para "adiar" eventual prisão do petista.

O advogado do ex-presidente, Cristiano Martins, disse à coluna que a decisão de "processar todo mundo" foi tomada há um ano. "Observamos que havia relação entre informações falsas que eram publicadas e a abertura de investigações contra o ex-presidente. Decidimos impugnar as próprias reportagens, além de buscar reparação à honra de Lula", afirmou. 

Lula - Milão
(Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)

Contato