FHC defende existência do PT e fala gera repercussão nas redes sociais

"O PT representa parcelas da opinião brasileira e, como tal, melhor que continue ativo, que se livre das mazelas que o acometem e que o PSDB se prepare para vencer dele nas urnas", afirmou FHC para a Folha

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O PSDB protocolou, na semana passada, uma representação na  Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo extinção do PT com base na denúncia do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre financiamento de campanha. Contudo, um dos principais nomes do PSDB, Fernando Henrique Cardoso manifestou-se a favor da existência do PT, contrariando a atuação da bancada do seu partido.

Em entrevista à Folha de S. Paulo no último domingo (24), o ex-presidente afirmou: “o PT representa parcelas da opinião brasileira e, como tal, melhor que continue ativo, que se livre das mazelas que o acometem e que o PSDB se prepare para vencer dele nas urnas”.

O ex-presidente ainda disse que, embora não haja razão para ser consultado sobre a ação, já que não faz parte da “hierarquia formal de mando do PSDB”, caso fosse consultado, “diria ser mais apropriado deixar que os procuradores cuidem desse tema”.

Continua depois da publicidade

Ele afirmou: “o PSDB já fez o que lhe cabe: uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre o uso de recursos ilícitos na campanha de 2014. Da resposta afirmativa a essa investigação pode até mesmo caber nulidade de registro partidário. Se a lei assim dispuser, nada a fazer, senão cumpri-la.”

Ele ainda voltou a falar que o avanço do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff ficou difícil, ao destacar que, em “um Congresso cujos chefes principais estão sob suspeita judiciária e que, eventualmente tenham usado o impeachment como manobra de defesa de seus interesses e não por sua legitimidade intrínseca, ficou difícil separar alhos de bugalhos”. Porém, afirmou que há base legal para o pedido.

A fala de FHC repercutiu bastante, inclusive nas redes sociais. O MBL (Movimento Brasil Livre) publicou no seu Facebook a seguinte frase: “Fernando Henrique Cardoso voltou a defender o PT. Mesmo com gigantescas suspeitas que o partido tenha chegado ao poder com campanhas abastecidas com propinas desde, pelo menos, 2006, o ex-presidente tucano acredita que o partido de Lula e Dilma deve continuar a existir. Isso é um brinde à corrupção e a mentira. Parabéns ao Carlos Sampaio pela ação feita, que terá apoio total do Movimento Brasil Livre”, o que gerou um intenso debate na rede social sobre o assunto, entre os defensores da fala de FHC e os que estiveram contra o abordado por ele.  

Continua depois da publicidade

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.