“Não tem uma viva alma mais honesta do que eu neste país”; veja 10 frases de Lula hoje

Dirceu de grande importância para o PT e protestos aumentando as vendas de panelas, veja as frases do ex-presidente

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, passou a manhã conversando com blogueiros convidados pelo Instituto Lula. Em se tratando de Lula, era fácil prever que o encontro renderia boas aspas aos jornalistas e muita polêmica, mas a conversa acabou superando quaisquer expectativas. O InfoMoney separou as 10 das melhores frases do ex-presidente hoje, que mostram como ele pensa e adiantam um pouco do que o eleitor deve esperar de uma possível campanha em 2018. 

10. Dirceu pode ter cometido erros, mas foi de grande importância para o PT
Sobre os companheiros de partido envolvidos em denúncias na Operação Lava Jato, Lula disse que o PT deve ter solidariedade com seus quadros. “Neste momento, a gente tem que ter muita a solidariedade. Não é porque o companheiro da gente cometeu erro que a gente tem que execrar ele. O companheiro Zé Dirceu pode ter cometido muitos erros, mas a gente tem que saber que ele foi um grande responsável por esse partido, foi um grande presidente do partido.” 

9. Delator fumando charuto em Copacabana me deixa inquieto
Criticando a delação premiada, mesma estratégia adotada anteriormente pela presidente Dilma Rousseff, Lula disse ficar inquieto quando: “delator fuma charuto em Copacabana dando risada na nossa cara”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

8. Dilma será ousada daqui para frente
Falando tanto sobre economia quanto sobre as críticas que ele e a presidente sofrem da mídia, Lula afirmou esperar uma mudança no comportamento da sua sucessora: “Dilma será ousada daqui para frente”.

7. Economia pode crescer mesmo com taxa de juros em alta
Lula criticou novamente a política econômica do segundo mandato de Dilma, muito embora seu grande alvo de críticas, o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já não esteja mais no cargo. Segundo ele, a hora agora é do Estado financiar o crescimento da economia. “Tem que colocar bancos particulares e públicos para emprestar para o povo pobre. Não vejo outra saída. A economia pode crescer mesmo com a taxa de juros desse jeito”.

6. O governo não pode obrigar o pobre a pagar a dívida
Lula disse acreditar que a maneira de reduzir o endividamento do País é fazer o PIB (Produto Interno Bruto) crescer, aumentando o denominador da relação dívida/PIB em vez de fazer medidas de austeridade fiscal. “Lembro que a Grécia começou a crise com uma dívida que 39 bilhões resolviam e terminou com um endividamento que nem 230 bilhões resolveriam. O governo não pode obrigar o pobre a pagar a dívida.” 

Continua depois da publicidade

5. Sou um dos conferencistas mais bem pagos porque tirei mais gente da pobreza
Ele ainda se defendeu das denúncias de que tenha recebido muito dinheiro por palestras. “Com orgulho, passei a ser um dos conferencistas mais bem-pagos do mundo porque fui o presidente que mais tirou pessoas da pobreza”, disse o ex-presidente.

4. Quem quiser bater panela que bata, porque daí vai vender mais panela
O ex-presidente defendeu que Dilma retome o diálogo com a população e volte a viajar pelo País. “Quem quiser bater panela que bata, porque daí vai vender mais panela. Não tem que ter preocupação com que os adversários vão fazer. Tem que convencer nosso exército, que é o povo brasileiro.”

3. Não tem uma viva alma mais honesta do que eu neste país
Defendendo-se das acusações de que estaria envolvida na Operação Lava Jato, Lula disse: “duvido que tenha um promotor, delegado ou empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algum ato ilícito. Não tem uma viva alma mais honesta do que eu neste país”  

2. Situação hoje está mais difícil do que na ditadura
Falando sobre o que considera ser uma perseguição implacável da imprensa e do Judiciário, o ex-presidente comparou a sua situação atual à das perseguições a pessoas chamadas “subversivas” nos 20 anos da ditadura militar brasileira. “No Brasil, neste momento, nem habeas corpus as pessoas estão conseguindo. Está muito mais difícil que na ditadura militar.”

1. Dilma é muito mais de esquerda que eu
“Dilma é muito mais esquerda do que eu. Sou liberal. Sou um cidadão na política um pouco pragmático e muito realista entre o que eu sonho e o que é a política real”, disse, concluindo que a presidente Dilma tem uma formação ideológica muito “mais consolidada” que a dele. 

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo: