PSOL, Rede e metade da bancada do PT protocolam pedido de cassação de Cunha

46 dos 512 integrantes da Câmara, ou seja menos de 10% do total, que integram sete partidos políticos, assinaram o pedido

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O PSOL e a Rede, com apoio de metade da bancada do PT na Câmara, protocolaram nesta terça-feira (13), no Conselho de Ética da Câmara, uma representação com o pedido de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 46 dos 512 integrantes da Câmara, ou seja menos de 10% do total, que integram sete partidos políticos, assinaram o pedido. Entre eles 32 dos 62 petistas.

Apesar da oposição ter pedido o afastamento de Cunha do comando da Câmara, apenas três integrantes dos principais partidos contrários ao governo assinaram a representação, sendo três do PSB e um do PPS. Este pode ser um sinal de que a oposição prefere aguardar para “atacar” Cunha, já que ele é quem pode deflagrar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

A representação lista a série de acusações feitas recentemente contra Cunha, que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Nas últimas semanas surgiram informações de que o deputado e familiares são beneficiários de contas secretas na Suíça, que também teriam sido irrigadas pelo dinheiro desviado da estatal.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“É patético que na República tenhamos, na presidência da Câmara dos Deputados, um parlamentar com esse conjunto de acusações, com indícios robustíssimos. E que grande parte da Casa não reaja”, afirmou o deputado Chico Alencar (RJ), líder da bancada do PSOL, momentos antes de entregar o documento ao presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.