Cunha diz que não há problema para realizar sessão do Congresso sobre vetos nesta terça

Presidente da Câmara, que na semana passada convocou sessões seguidas da Câmara para impedir a análise dos vetos pelo Congresso, afirmou que já não há mais razão para agir dessa forma

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que não há problema para realizar sessão do Congresso Nacional nesta terça-feira para análise de vetos presidenciais polêmicos que, se derrubados, provocariam impacto bilionário nas contas públicas no momento em que o governo tenta equilibrá-las. 

   

Cunha, que na semana passada convocou sessões seguidas da Câmara para impedir a análise dos vetos pelo Congresso, afirmou que já não há mais razão para agir dessa forma. A intenção era tentar incluir na pauta de vetos a negativa presidencial ao financiamento empresarial de campanhas, de modo que fosse votada pelos parlamentares até sexta passada e pudesse ter validade para as eleições do próximo ano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

   

“Da minha parte não há problema”, disse o presidente da Câmara a jornalistas. “Eu não vou fazer a mesma coisa que fiz na semana passada, ou seja, na semana passada nós fizemos sessões (da Câmara) porque os líderes combinaram desse jeito.”

A sessão do Congresso, inicialmente prevista para quarta-feira passada, acabou sendo remarcada para esta semana. Dentre os vetos a serem analisado estão um que negou reajuste de até 78,6 por cento a servidores do Judiciário e outro que impediu a extensão das regras de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados, ambos com potencial de aumentar o rombo das contas públicas que o governo se esforça para equilibrar.

Continua depois da publicidade

Cunha vem ponderando, no entanto, que a sessão do Congresso desta terça, prevista para 11h30, pode enfrentar problema de quórum, uma vez que muitos parlamentares ainda estão chegando a Brasília.

(Por Maria Carolina Marcello)