Para fontes do PT, Meirelles no lugar de Levy sinalizaria fim do intervencionismo, diz Valor

Henrique Meirelles seria um ministro forte ligado a Lula; Joaquim Levy, um ministro sem força para se opor à heterodoxia da presidente da República, afirma o colunista Raymundo Costa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Os rumores de que, após a reforma ministerial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca substituir Joaquim Levy por Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda só crescem. 

E, de acordo com o colunista do Valor Econômico, Raymundo Costa, citando fontes do PT, a entrada de Meirelles no lugar de Levy resolveria metade dos problemas da presidente Dilma Rousseff, pois sinalizaria ao mercado que o intervencionismo da presidente ficou para trás.

Mostraria que Lula está efetivamente no comando, o que todos aqueles ao lado do ex-presidente evitam falar abertamente para não ferir a suscetibilidade de Dilma e atrapalhar mais uma vez a mudança, afirma o colunista. “Meirelles seria um ministro forte ligado a Lula; Levy, um ministro sem força para se opor à heterodoxia da presidente da República”, destaca.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

E, pelo lado de fora do Palácio do Planalto, o momento certo da mudança seria agora, uma vez que o novo governo já vem sendo testado e, nos próximos dias, deve sofrer uma vitória (na aprovação dos vetos) e duas derrotas (no TCU e na abertura do processo para a investigação das contas de campanha de Dilma pelo TSE). 

Conforme informa o jornal O Estado de S. Paulo, segundo Lula, Levy tem “prazo de validade”. Ele vence quando o governo conseguir aprovar as principais medidas do ajuste fiscal no Congresso.

Contudo, Dilma não gosta de Meirelles: os dois foram colegas no governo Lula e tiveram duros embates e o ex-presidente já havia sugerido o ex-presidente do BC antes mesmo da nomeação de Levy. Não emplacou. Agora, porém, avalia que a mudança na Fazenda não pode passar do primeiro semestre de 2016. 

Continua depois da publicidade

Deixe seu melhor email e receba a planilha com o preço das ações do Ibovespa em dólar:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.