Lula estuda antecipar sua pré-candidatura à presidência, diz colunista

Segundo a colunista Monica Bergamo, da Folha, o ex-presidente já discutiu o assunto com lideranças do PT e com interlocutores que o ajudam a analisar o quadro político

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvavem estudando há algum tempo a hipótese de se colocar mais claramente como pré-candidato à Presidência da República.

Segundo a colunista, o ex-presidente já discutiu o assunto com lideranças do PT e com interlocutores que o ajudam a analisar o quadro político. Porém, há argumentos para ambos os lados: a favor e contra a ideia dele antecipar sua candidatura.

O próprio Lula teria receio de virar um alvo ainda maior da oposição e da mídia, além de enfraquecer a autoridade da presidente Dilma Rousseff.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já os que defendem que ele se lance pré-candidato veem Lula já como alvo de parte da mídia e da oposição pela certeza que os adversários têm de que ele concorrerá em 2018. Assim, ele já tem o ônus de ser candidato, mas não tem o bônus de viajar o país “vendendo esperança”, segundo um petista ouvido pela colunista.

A outra possibilidade é de que a pré-candidatura atrapalhe Dilma. Porém, a avaliação é de que que não há como enfraquecer um governo que já se mostra muito fragilizado. “Ele é muito mais cuidadoso com a Dilma do que ela com ele”, afirma um lulista.

Há cerca de um mês, o ex-presidente Lula afirmou em entrevista a uma rádio de Minas Gerais que, se for necessário, irá disputar a presidência em 2018. “Não sei [se vou ser candidato]. Não posso dizer nem que sou nem que não sou. Sinceramente espero que tenha outras pessoas para serem candidatas. Agora, uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai ser candidata, que vai ganhar, que não vai ter disputa, que o PT está acabado, pode ficar certo o seguinte: que se for necessário, eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”, afirmou na ocasião.

Continua depois da publicidade

Coloque seu email abaixo e receba o estudo completo das melhores e piores ações da Bolsa com o dólar acima de R$ 4,00:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.