Cardozo pede que PF investigue tucano que ameaçou “arrancar a cabeça” de Dilma

Em vídeo divulgado no último dia 25, o advogado se identifica e sugere à presidente que fuja do Brasil ou cometa suicídio

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar as ameaças proferidas contra a presidente Dilma Rousseff pelo advogado Matheus Sathler Garcia. Ele foi candidato a deputado federal pelo PSDB do Distrito Federal em 2014, mas não conseguiu se eleger. 

O advogado chegou a divulgar um vídeo na internet em que ameaça promover um golpe militar e decapitar a presidente. No vídeo divulgado dia 25, o advogado se identifica e sugere à presidente que fuja do Brasil ou cometa suicídio. Sathler começa sua fala afirmando que dará um “recado claro à presidanta Dilma Rousseff” e fala que ela tem até 23h59 para “renunciar ou se suicidar”. 

E continua que, caso contrário, “no dia 7 de Setembro a gente não vai pacificamente para as ruas. Vamos, juntamente com a as forças armadas populares do Brasil, te tirar do poder. Com a foice e o martelo nós vamos arrancar a sua cabeça. Aqui não é ameaça, nem aviso. Porque quando o povo agir já vai ter mais volta. Renuncie, fuja do Brasil ou se suicide”. E volta a ameaçar: “tenha humildade para sair do País porque caso contrário o sangue vai rolar”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

 A decisão do ministro José Eduardo Cardozo foi encaminhada ao Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello. “As medidas legais serão aplicadas ao caso para que, realizada a investigação policial, possam ser tomadas as sanções penais cabíveis”, afirma a nota do ministério.

Veja o vídeo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.