Gilmar Mendes volta a atacar parecer de Janot: “ridículo” e “infantil”

Segundo Mendes, a Procuradoria da República já atuou de forma viciada sobre as ações envolvendo Dilma

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após criticar o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Gilmar Mendes voltou a atacar o despacho. Janot fez um documento em que arquiva o pedido de investigação da campanha da presidente Dilma Rousseff e diz que a “Justiça Eleitoral não pode ser inconveniente”.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Gilmar Mendes, afirmou que o parecer é “ridículo” e a fundamentação “vai de infantil a pueril”.

Ele ainda questionou a conduta da Procuradoria: “e aí vem com argumentos de pacificação social, até usando um voto meu. Ora, o Ministério Público a toda hora está pedindo cassação de mandato de vereadores, de prefeitos, de governadores, de senadores. Então isto (arquivamento) vale apenas para a campanha da presidente Dilma?”, questionou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 “Estamos em contato com a Polícia Federal e tudo mais. Agora, se a Procuradoria se tornar um órgão de advocacia partidária certamente nós temos que ser reflexivos”, afirmou. 

Segundo Mendes, a Procuradoria da República já atuou nesse processo de uma maneira bastante viciada. “Quando o processo foi a mim distribuído, o procurador Eugênio Aragão (vice-procurador-geral eleitoral) entrou com agravo contra a distribuição juntamente com o PT. Tanto é que vocês vão ver na minha manifestação um claro repúdio, dizendo que isso seria em prol da candidata e que ele o fizesse publicamente, mas que fosse sentar na bancada de advogados e não na condição de procurador. Ele deu parece pela aprovação integral das contas, quando ele tinha outros critérios, já propôs a rejeição das contas de outros candidatos”, afirmou o ministro do TSE.

O ministro ainda falou que a Procuradoria “tem que ter cuidados” para não ficar desmoralizada. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.