Gilmar Mendes rebate crítica e diz que Janot não deve atuar como “advogado de Dilma”

A declaração foi feita após o parecer do procurador pedindo arquivamento da ação contra a presidente Dilma Rousseff, em que Janot também criticou a Justiça Eleitoral

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Gilmar Mendes, respondeu o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” deste domingo (30).

Segundo ele, o Procurador-Geral da República deveria se ater mais à instituição e não “atuar como ‘advogado'” da presidente Dilma Rousseff. “O procurador deveria se ater a cuidar da Procuradoria Geral da República e procurar não atuar como advogado da presidente Dilma”, afirmou Gilmar.

A declaração foi feita após o parecer do procurador pedindo arquivamento da ação contra a presidente Dilma Rousseff, concluindo que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda. pela campanha da presidente no ano passado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em resposta ao pedido feito pelo vice-presidente do TSE para investigar as contas de campanha de Dilma, Janot destacou o que chamou de “inconveniência” da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral de se tornarem “protagonistas exagerados” da democracia.

Na análise do pedido, o procurador-geral citou ainda a possibilidade de uma “judicialização extremada” do processo político eleitoral e destacou que a democracia deve ter como atores principais candidatos e eleitores.

Já Gilmar Mendes disse ter convicção da necessidade de investigar a VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda, que recebeu R$ 22,9 milhões da campanha petista por publicidade e materiais impressos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.