TSE volta a julgar hoje ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

A ação foi protocolada em janeiro pela Coligação Muda Brasil, que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) volta a julgar nesta terça-feira (25) uma das quatro ações que pedem a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff e do seu vice, Michel Temer. 

A ação foi protocolada em janeiro pela Coligação Muda Brasil, que ficou em segundo lugar nas eleições do ano passado, cujo candidato era o senador Aécio Neves (PSDB-MG). 

No dia 13, o TSE suspendeu a análise do agravo proposto pelo PSDB pela continuidade da ação. A análise do agravo foi suspensa quando o placar marcava 2 votos a 1 pela continuidade do processo e foi interrompido com um pedido de vista pelo ministro Luiz Fux. Ele alegou que correm atualmente no TSE quatro ações movidas pelo PSDB contra Dilma citando fatos semelhantes e não é possível quatro ações disparadas a relatores diferentes. Para ele, seria preciso avaliar se as ações devem ser votadas em conjunto ou se algumas devem ser rejeitadas. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os ministros podem discutir hoje a possibilidade de reunir as quatro ações que, no limite, podem gerar a cassação de mandato da presidente em uma só. 

O PSDB alega abuso de poder econômico e afirma que propinas oriundas do esquema de corrupção na Petrobras podem ter sido misturadas às doações oficiais. No voto pela abertura da investigação, o ministro Gilmar Mendes afirmou que é preciso esclarecer se houve lavagem de dinheiro de propina no esquema da Petrobras por meio de doação eleitoral e já pediu à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal que as contas da campanha à reeleição de Dilma fossem investigadas. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.