Eduardo Cunha afirma que articula aprovação do sistema parlamentarista no Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados sugere que o sistema, que aumenta o poder do Legislativo na administração do país, comece a funcionar em 2019: "agora seria um golpe branco", afirmou ao jornal Folha de S. Paulo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a defender o parlamentarismo como a solução para a crise atual. Ao jornal, Cunha afirmou que começou a negociar com outros partidos uma emenda à Constituição para implantar o sistema parlamentarista de governo no Brasil. 

Ele espera obter um acordo para colocar a proposta em votação antes de 2017, quando termina seu comando da Câmara dos Deputados. “Temos que discutir o parlamentarismo no Brasil, e rápido”.

Cunha sugere que o sistema, que aumenta o poder do Legislativo na administração do país, comece a funcionar em 2019. “Agora seria um golpe branco”, disse. “O tema tem ganhado força. Tenho conversado com quase todos os agentes políticos.” 

Continua depois da publicidade

Ao falar do governo Dilma, Cunha previu que a economia chegará ao fim de 2015 pior do que está hoje. “E quando ela chegar pior, a pressão política vai ser maior, e é aí que o governo precisa ter uma base mais sólida”, diz.

Por outro lado, ele descartou um pedido de impeachment, mesmo se o TCU reprovar as contas do mandato anterior de Dilma: “se o TCU reprovar as contas do mandato anterior, não quer dizer nada. Se há práticas neste mandato condizentes com improbidade, é outra história. Impeachment é uma coisa grave”, afirmou.

Segundo ele, ” o Brasil não é uma republiqueta” e completou: “a grande evolução que se deve ter é que temos que discutir o parlamentarismo no Brasil, e rápido. Um debate para valer e votar”.

Em relação à Lava Jato, Cunha criticou a condução da operação pelo juiz federal Sérgio Moro; “Joaquim Barbosa, sem abandonar o rigor com que ele conduziu o processo, não decretou nenhuma prisão preventiva no curso da investigação, só executou a sentença depois do trânsito em julgado. O que significa que ele respeitou o princípio constitucional da presunção da inocência, o que me parece que não está sendo respeitado hoje”. 

Ao ser perguntado sobre se é candidato em 2018, Cunha disse que “para cada dia a sua agonia” e que não vive política o dia de amanhã e sim, o dia de hoje. “Qualquer um que queira colocar como projeto de vida candidatura vai virar refém do projeto. Eu não pretendo transformar minha vida e ficar refém de nada”. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.